Deus odeia os pecadores!

02:52

"Deus odeia o pecado mas ama o pecador" é um jargão evangélico muito difundido que encontra terreno fértil até mesmo entre os reformados. Entretanto, a despeito de sua popularidade, passa longe da verdade bíblica. Minha oração é que este brevíssimo texto traga luz ao problema e iniba a perpetuação desta inverdade perniciosa.

Para início da discussão, a Bíblia NUNCA separa o pecador dos seus pecados. Para Deus, o pecado não é um "conceito", uma "abstração teórica" satélite ao homem, mas são atos, intenções e pensamentos cometidos por pessoas reais, e a elas associados. O pecado não é uma palavra em um dicionário, mas uma deformidade no caráter do homem, sendo, assim, indissoluvelmente conectado a pecadores. O Rev. Solano Portela, em um artigo bastante elucidativo, análogo e anterior ao meu, diz:

"[...] é impossível separar o pecado do pecador, como se o pecado fosse uma entidade com vida independente, que apenas se utiliza do corpo e da mente do praticante" [1].

Solano está certo.

Outrossim, se fosse verdade que Deus odeia o pecado enquanto ama pecadores, estes não iriam para o inferno. Antes, Deus condenaria ao inferno o "conceito" do pecado, ou: Deus empregaria uma substância amorfa e abstrata, a chamaria de "pecado" e a enviaria ao inferno na consumação dos tempos. Contudo, sabemos que não é assim que acontece. Com efeito, Deus envia PESSOAS, ao inferno. O Senhor condena PECADORES - e não o "pecado"! - ao inferno. Óbvio como parece, Deus procede assim porque odeia pecadores, e o remanescente de Deus só é salvo porque O apraz atribuir os seus pecados a Cristo.

Aliás, isso nos leva a um importante argumento cristológico. Quem morreu de forma expiatória e vergonhosa como sacrifício aceitável a Deus não foi um conceito, mas uma pessoa. Cristo assumiu o pecado dos eleitos e morreu por eles, vicariamente. A própria encarnação de Cristo está ligada à sua identificação com aquilo para o que apontava a ira condenatória de Deus. Se Cristo veio como homem (1Tm 2.5) é porque os homens - os seres humanos - são os destinatários da terrível e justa ira divina. A Bíblia diz que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores (Rm 5.8). Cristo não morreu por uma ideia, Ele morreu por PESSOAS, já que os pecados delas não estão separados delas.

Além disso, a Bíblia cristaliza, logo adiante, ainda em Romanos:

"Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida" (Rom 5:9-10).

Deus está irado com PESSOAS, e não com uma ideia, com uma abstração. Este texto diz que nós, antes de termos os benefícios da obra de Cristo aplicados a nós, éramos inimigos de Deus. Inimigos! E diz ainda que fomos reconciliados. Ora, a reconciliação pressupõe uma condenação, e, seguindo a leitura deste pequeno versículo constatamos que o que foi condenado por Deus não se trata de um conceito, mas de pessoas. É evidente que Deus tem algo muito pessoal contra pecadores e que sua ira é direcionada a eles. Os homens em si mesmos, e não uma abstração intitulada "pecado", são alvos da ira divina. Se Deus odiasse um conceito chamado "pecado", o Filho de Deus não viria na forma de homem, mas na "forma" de tal conceito. Não sei como isso se pareceria...

Repare ainda que o verso diz que nós fomos reconciliados pela morte do Filho. Portanto, não se engane! O fato de que Deus "odeia o pecado mas ama pecadores" não foi verdadeiro sequer com o Unigênito do Pai, tampouco o será com seus filhos adotivos. Deus odiou a Cristo no último momento de Sua humilhação (Mt 27.46; 1Jo 4.10).

Por fim, concluo dizendo que a doutrina do ódio de Deus por pecadores não resulta apenas de uma inevitabilidade teológica - que, per se, já seria uma evidência inequívoca e fatalmente bíblica deste ensino - , mas encontra respaldo textual claro, translúcido, facilmente disponível a qualquer regenerado que aborde a Bíblia com sinceridade.

O Salmo 11.5 diz:

"O Senhor prova o justo; porém ao ímpio e ao que ama a violência odeia a sua alma".

E Paulo, aos Romanos, argumenta:

"Amei a Jacó, e odiei a Esaú. Que diremos pois? Que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. [...] E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição" (Rom 9:13-15,22).

Ambos os textos não poderiam ser mais claros: Deus odeia pecadores. Odeia ao ponto de condená-los ao inferno por toda a eternidade. Não é a ideia "pecado" com a qual Deus está irado, mas com os próprios pecadores, que O desafiam na sua rebeldia.

Destarte, devemos evitar a propagação de jargões populares que, embora algumas vezes possam ser bem intencionados, corrompem a preciosa verdade divina e pulverizam equívocos doutrinários corrosivos. Deus não ama o pecador enquanto odeia o pecado. Deus ama aqueles por quem Cristo morreu. E aqueles por quem Cristo não morreu, estes não têm o seu nome escrito no livro da vida (Ap 20.15).

Notas
------------------------------------
1. PORTELA, Solano. Deus odeia o pecado, mas ama ao pecador! É isso mesmo?. O Tempora o Moraes. Disponível em: < http://tempora-mores.blogspot.com.br/2009/10/deus-odeia-o-pecado-mas-ama-o-pecador-e.html?m=0>. Acesso em: 10 out. 2015.

Posts Relacionados

7 comentários

  1. JÁ REFLETI MUITO SOBRE ESSE ASSUNTO,JESUS MANDA AMARMOS OS NOSSOS INIMIGOS,OU SEJA,PESSOAS QUE NÃO GOSTAMOS,POIS O PRÓXIMO TAMBÉM É O PEDÓFILO,O ESTUPRADOR,O ASSASSINO,PESSOAS QUE VC NÃO TEM A MENOR AFINIDADE,ATÉ MESMO AQUELA QUE VC NÃO VAI COM A CARA,COMO FAZER ISSO SE O AMOR NÃO É FINGIDO?,SERÁ QUE PRECISAMOS NOS VIOLENTAR E PROCURAR A QUALQUER PREÇO GOSTAR DA PESSOA?É CLARO QUE NÃO,QUANDO AMAMOS NA PRÁTICA DO AMOR DE DEUS,ENTENDEMOS QUE NÃO EXISTE A CONDICIONALIDADE DA TROCA,E SIM A INCONDICIONALIDADE DO SEU AMOR,POR TANTO PARA PRATICAR ESSE AMOR TEMOS QUE NEGAR SENTIMENTOS QUE NOS IMPEDE DE PRATICA-LO,COMO IRA,MÁGOA,ÓDIO,RESSENTIMENTOS,"NEGUE A SI MESMO",JESUS DISSE" AME UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI",AMOR INCONDICIONAL,PRATICAMOS ENTÃO ESSE AMOR PELO INIMIGO,ORANDO POR ELE,TOLERANDO,SENDO COMPASSIVO,NÃO NOS VINGANDO,SUPRINDO DE SUAS NECESSIDADES,COMPREENDENDO QUE NOSSA GUERRA NÃO É CONTRA A CARNE E SANGUE,E SIM CONTRA PRINCIPADOS E POTESTADES DO MAL,PARTINDO DESSE PRINCÍPIO POSSO ENTENDER QUE DEUS AMA SIM O PECADOR,E AO MESMO TEMPO ODEIA A PRÁTICA DO PECADO,AÍ VC PODE DIZER, ESSA PRÁTICA TEM VIDA PRÓPRIA?,É CLARO QUE NÃO,ELE ODEIA O SEU PRATICANTE,MAS VAMOS PARA A BÍBLIA",NADA PODE NOS SEPARAR DO AMOR DE DEUS" RM 8:38,39 NEM PRINCIPADOS,NEM COISAS DO PRESENTE,NEM DO FUTURO,NEM OS PODERES,NEM QUALQUER OUTRA CRIATURA,SENDO ASSIM NA ABOMINAÇÃO OU ÓDIO DE DEUS,EXISTE UM AMOR QUE EXCEDE TODO O NOSSO ENTENDIMENTO,PORQUE DEUS NÃO SENTE COMO SENTE O SER HUMANO,DEUS É AMOR,E AMA O PECADOR COM JUSTIÇA DIVINA,E INCONDICIONALMENTE

    ResponderExcluir
  2. ENTENDO QUE A FRASE PODE LEVAR AS PESSOAS A ESSA ABSTRAÇÃO,MAS DAÍ DIRECIONAR ÓDIO E ABOMINAÇÃO DIVINA,ENTENDENDO QUE SOMOS LIMITADOS PARA COMPREENDER ESSES SENTIMENTOS EM DEUS,POIS ELE NÃO SENTE COMO UM SER HUMANO,ESSE ANTROPOPATISMO NOS CEGA PARA OUTRAS VERDADES BÍBLICAS COMO RM 8:38,39 ONDE VEMOS QUE NADA PODE NOS SEPARAR DO AMOR DE DEUS,ELE AMA OS FILHOS REBELDES,POIS FAZ CAIR CHUVAS EM JUSTOS E INJUSTOS,PORTANTO A FRASE DEUS ODEIA O PECADO MAS AMA O PECADOR,PODE TAMBÉM SER INTERPRETADA,COMO ELE AMA O PECADOR APESAR DE SEUS PECADOS AOS QUAIS ELE ODEIA

    ResponderExcluir
  3. DEUS MUITAS VEZES É REPRESENTADO COMO PAI NA BÍBLIA,IMAGINE AGORA SEU FILHO PRATICANDO O HOMOSSEXUALISMO,VC NÃO VAI DEIXAR DE AMA-LO,VAI AMA-LO 100%,MAIS VAI DESCORDAR DE SUAS PRÁTICAS 100% TAMBÉM,VAI ODIAR ESSAS PRÁTICAS,AO PONTO DE DISCUTIR COM ELE,MOSTRAR SUA TOTAL REPROVAÇÃO E INDIGNAÇÃO,MAS NUNCA VAI DEIXAR DE AMA-LO ASSIM É O AMOR DE DEUS,SÓ QUE DE UMA FORMA MUITO MAIS INTENSA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Valdir, boa noite. Sua teologia da adoção é bastante confusa. Talvez você deva estudar um pouco mais antes de arriscar uma opinião definitiva. Primeiro você diz que Deus "odeia o seu [do pecado] praticante" e depois afirma que "Deus ama o pecador". Em seus comentários você confunde, o tempo todo, conceitos soteriológicos, inclusive desconhecendo o que significa ser filho de Deus. João afirma que "a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;" (1:12). Não são todas as pessoas que Deus considera filhos, mas apenas aquelas que nasceram do Espírito...que crêem no seu nome. Ora, é claro que Deus ama os filhos, mesmo sendo pecadores, mas Deus só pode amá-los em virtude de sua união com o Cristo, que suportou a ira divina por eles, e apenas por eles. Os filhos Deus ama, evidentemente. Os incrédulos, Deus odeia. Leia as referências bíblicas. Leia o artigo novamente.

      Excluir
    2. ABENÇOADO IRMÃO PAULO RIBEIRO,NÃO ESTOU NEM UM POUCO CONFUSO,ENTENDO QUE VC DEFENDE A ESPIAÇÃO PARCIAL,NÃO TENHO PROBLEMAS COM A DOUTRINA CALVINISTA,JÁ FUI SINERGISTA ROXO,HOJE VEJO UMA LINHA TÊNUE ENTRE ESSES DOIS PENSAMENTOS SOTERIOLÓGICOS,EM I JOÃO 2.2-JESUS SE ENTREGA POR TODOS,EM JOÃO 1.29-O CORDEIRO QUE TIRA O PECADO DO MUNDO,SERÁ QUE ESSE MUNDO É SÓ DOS (ELEITOS),JOÃO 3.16,MAIS UMA VEZO MUNDO SE LIMITA AOS (ELEITOS)?I TM 4.10 JESUS SALVADOR DE TODOS OS HOMENS ESPECIALMENTE DOS FIÉIS,FICA CLARO A DISTINÇÃO,HB 2.9 MORREU POR TODOS,VC TAMBÉM É CLARO NÃO ACREDITA NO LIVRE ARBÍTRIO CERTO?BEM NÃO VAMOS PERDER NOSSO TEMPO COM ISSO,COMO VC TAMBÉM SOU TEÓLOGO E AMO ESTUDAR A BÍBLIA,NA VERDADE O QUE MAIS ME INTERESSA FOI SUA POSTAGEM SOBRE AMAR O INIMIGO ESTAR LIMITADO A SIMPLES ATOS DE BONDADE,GOSTARIA DE FALAR MAIS DESTE TEMA,ACHO QUE PODEMOS APRENDER MUITO UM COM O OUTRO,SEI QUE VAMOS ESBARRAR EM MONERGISMOS E SINERGISMOS,MAS ACHO QUE VALE O RISCO,TOPA TROCAR FIGURINHAS?

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Curta no Facebook